Como funciona o escalonamento de matrizes completas?
Como funciona o escalonamento de matrizes completas?
O sistema de escalonamento de matrizes completas dos coeficientes numéricos de um sistema de equações lineares possui a finalidade de simplificar o sistema através de operações entre os elementos pertencentes às linhas da matriz. O cálculo do cofator de uma matriz qualquer auxilia no cálculo do determinante através do teorema de Laplace.
Como escalar essa matriz?
Escalonar essa matriz, significa zerar o primeiro elemento da segunda linha, e o primeiro e o segundo elemento da terceira linha. 1º objetivo: zerar o primeiro elemento da segunda linha. Vamos multiplicar cada elemento da linha 2 pelo número 2 e subtrair cada valor da linha 1 multiplicado por 3.
Qual a forma de uma matriz escalonada?
A partir da forma escalonada, a solução do sistema é obtida com facilidade. A forma de uma matriz escalonada depende da quantidade de linhas e colunas, ou seja, da quantidade de equações e da quantidade de incógnitas no sistema linear.
Como fazer o escalonamento?
Como fazer o escalonamento. Considerando um sistema linear, o primeiro passo é escrever a matriz associada a esse sistema, que é uma matriz formada por todos os coeficientes das equações e pelos termos independentes (aqueles após a igualdade). Como vimos nos exemplos anteriores, matrizes escalonadas possuem alguns elementos iguais a zero.