Como corrigir hipernatremia?
Como corrigir hipernatremia?
O tratamento da hipernatremia decorrente da sobrecarga de Na em paciente com função renal normal consiste em medidas de suporte. A principal medida é a reposição de água livre. A correção do distúrbio pode ser acelerada com o uso de diuréticos associado à reposição da água livre excretada.
Como corrigir hiponatremia?
Para correção da hiponatremia hipotônica, deve-se atentar a medicações que podem potencializar, como, por exemplo, os tiazídicos. Uma correção com fluídos isotônicos deve ser utilizada; neste tratamento há menor risco de SDO por conta da condição cônica muitas vezes associada a essa afecção.
Quais as complicações da hipernatremia?
A hipernatremia costuma ser causada por acesso limitado à água ou mecanismo prejudicado de sede, e menos comumente pelo diabetes insípido. As manifestações incluem confusão, excitabilidade neuromuscular, hiperreflexia, convulsões e coma.
O que é desidratação Hipernatrêmica?
A hipernatremia define-se como concentração de sódio (Na) sérico > 145 mEq/L. Habitualmente associa-se a desidratação e traduz um défice de água em relação ao sódio total do organismo, ou seja, uma perda de água livre. Em casos mais raros pode existir aumento do aporte de sódio (frequentemente iatrogénico).
Como corrigir a hipercalemia?
No caso de hipercalemia leve, a redução do consumo de potássio ou a interrupção de medicamentos que impedem os rins de excretarem potássio pode ser suficiente. Se os rins estiverem funcionando, é possível que um diurético que aumenta a excreção de potássio seja administrado.
Quais são as possíveis causas de hipernatremia?
Como evitar a hiponatremia?
A dica é pesar-se antes e depois da prova ou treino e calcular a quantidade de líquidos necessária para a reposição com base na diferença entre os dois pesos. Para cada 500 g de peso perdido deve-se ingerir 500 ml de líquidos. Também é indicado ingerir bebidas que contenham sódio para hidratação (isotônicos).
Quando suspeitar de hipernatremia?
Deve-se suspeitar de hipernatremia em qualquer paciente com alteração do estado mental e história sugestiva de déficit de água e aporte excessivo de sódio, embora muitas vezes a hipernatremia seja um achado de uma mensuração sanguínea de eletrólitos. Para o diagnóstico geralmente basta apenas a história clínica.
Como a hiponatremia interfere na osmolaridade?
Hiponatremia hipovolêmica Ao rever a hipovolemia, o soro fisiológico remove o estímulo barorreceptor para secreção de ADH. Isto faz com que a osmolaridade urinária caia e o excesso relativo de água seja excretado.
O que é desidratação Isotonica?
desidratação isotônica: quando o corpo perde a mesma quantidade de água e eletrólitos, podendo acontecer em quadros de diarreia e vômitos. desidratação hipotônica: quando o corpo perde mais eletrólitos que água. Normalmente é causada por sudorese excessiva ou diarreia intensa.
Como é o processo de desidratação?
A desidratação ocorre se a água eliminada pelo organismo através da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas, não for reposta adequadamente.
O que é uma solução polarizante?
Solução Polarizante Realizada com a combinação de insulina regular e solução glicosada, age pela translocação do potássio do meio extracelular para o intracelular. A duração de seus efeitos é de cerca de 4 horas.
Quais são as causas de hiponatremia hipovolêmica?
As causas renais de hiponatremia hipovolêmica habitualmente podem ser diferenciadas das causas extrarrenais pela história. Pacientes com perdas atuais renais de líquidos também podem ser diferenciados daqueles com perdas de líquidos extrarrenais pelas concentrações inapropriadamente elevadas de sódio urinário ( > 20 mEq/L [> 20 mmol/L]).
Como se trata a hiponatremia hipotônica?
O tratamento das hiponatremias hipotônicas hipervolêmicas (estados edematosos como insuficiência cardíaca, cirrose e nefropatias) deve ser feito mediante restrição hídrica, que pode ser associada à furosemida. A complicação mais temida no tratamento da hiponatremia é a mielinólise pontina.
Quais são os mecanismos da hiponatremia?
Dentre os vários mecanismos, destaca-se a perda de solutos do LIC para compensar a hipotonicidade do meio externo, de forma a evitar o influxo excessivo da água e, portanto, o edema cerebral. Os sintomas neurológicos da hiponatremia são inespecíficos, semelhantes a outras encefalopatias metabólicas.
Qual a concentração plasmática da hiponatremia?
Uma correção excessivamente rápida da hiponatremia tem o risco de complicações neurológicas, como síndrome desmielinizante osmótica. Mesmo na hiponatremia grave, a concentração plasmática de sódio não deve exceder 8 mEq/L nas primeiras 24 horas.