O que e o tratamento no CAPS?
O que é o tratamento no CAPS?
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente.
Qual o conceito de saúde mental do CAPS?
Os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) são serviços de atenção diária em saúde mental, de caráter substitutivo ao hospital psiquiátrico. Têm a responsabilidade de atender pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, trabalhando sob a lógica da territorialidade.
Qual é o serviço de um CAPS?
Os CAPS oferecem diversos tipos de atividades terapêuticas, por exemplo: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.
Por que o CAPS é importante?
O papel do CAPS é o de promover, a partir da prestação de serviços de saúde mental e do acompanhamento social, o desenvolvimento da autonomia e da cidadania dos usuários, reintegrando-os a vida social e a convivência familiar.
Como é feita a triagem no CAPS?
Os CAPS são responsáveis pela maior parte do atendimento prestado ao paciente psiquiátrico da cidade, o qual é regionalizado e funciona 24 horas. Antes de entrar no sistema, o paciente passa por uma triagem feita por um profissional ligado ao serviço. Uma vez aceito, passará por uma avaliação psiquiátrica.
Quem pode passar no CAPS?
Quem pode ser atendido no CAPS? Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (adultos e, também, crianças e adolescentes), incluindo as enfermidades secundárias ao uso de substancias psicoativas (álcool e outras drogas).
O que é saúde mental de acordo com a OMS?
Não existe, porém, uma definição oficial para o conceito de saúde mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). O termo está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções.
O que são os Caps e qual a relação deles com a reforma psiquiátrica?
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre todos os dispositivos de atenção à saúde mental, têm valor estratégico para a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Com a criação desses centros, possibilita-se a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país.
Qual o papel do CAPS na rede de atenção psicossocial?
Seu objetivo é oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
Quem pode ser atendido em um CAPS?
Por que foi criado o CAPS?
Foi a reforma psiquiátrica (Lei 10.216, de 2001), que teve como marca registrada o fechamento gradual de manicômios e hospícios que proliferavam país afora. Em substituição aos hospitais psiquiátricos, o Ministério da Saúde determinou, em 2002, a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) em todo o país.
Qual o objetivo do Caps 2?
CAPS II: Atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.
Como funciona o CAPS?
Todos os CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários. O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas.
Quais são os tipos de CAPS que existem?
Quantos e quais os tipos de CAPS que existem e quais seus horários de funcionamento? Atualmente existem seis (06) tipos de CAPS, segundo porte / complexidade dos atendimentos e abrangência populacional: Funcionamento: de 08 às 18 horas, em 02 (dois) turnos, durante os cinco dias úteis da semana.
Qual a classificação dos CAPS?
Classificação dos CAPS CAPS I = Serviço de atenção à saúde mental em municípios. 20 mil até 70 mil habitantes CAPS II = Serviço de atenção à saúde mental em municípios. 70 mil a 200 mil habitantes CAPS III = Serviço de atenção à saúde mental em municípios. 200 mil habitantes ou mais
Qual a finalidade do CAPS III?
CAPS II = Para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes. CAPS III = Para atendimento diário de adultos, em sua população de abrangência, com transtornos mentais severos e persistentes.