Como e entendido o constitucionalismo?
Como é entendido o constitucionalismo?
No meu entendimento, Constitucionalismo deve ser entendido como a análise dos diferentes meios utilizados pelo processo da evolução constitucional, partidos de uma vontade soberana, para se atingir o valor maior que se acha nos direitos da pessoa humana e nas garantias apresentadas para efetivar esses direitos.
Qual a diferença entre um constitucionalismo débil e um forte?
A seguir distingue entre um Constitucionalismo débil e um forte (liberal), a diferença entre eles reside em que apenas o segundo estabelece a garantia dos direitos fundamentais perante o poder estatal.
Quem são os antecedentes do constitucionalismo?
ANTECEDENTES DO CONSTITUCIONALISMO Antes do século XVIII quando surge o constitucionalismo, já haviam ordenamentos jurídicos constituídos, entretanto, divergiam quanto a origem do poder estatal e a limitação do exercício de seu poder em relação aos valores constitucionais.
Qual o ponto de partida do constitucionalismo liberal?
Destarte, pode-se marcar como ponto de partida do Constitucionalismo liberal a Revolução Francesa, em 1789, ainda que as ideias liberais de J. Locke já fossem de alguma maneira colocadas em prática no Constitucionalismo inglês com a desconcentração do poder e as liberdades consagradas a partir da Charta Magna Libertatum de 1215.
https://www.youtube.com/watch?v=e1Y2UR49HrI