Como funciona a nomenclatura do benzeno?
Como funciona a nomenclatura do benzeno?
Quando o benzeno possui ramificações saturadas (grupos alquila), sua nomenclatura ocorre da seguinte forma: Essa localização pode ser feita de duas formas. A primeira é por numerar o anel benzênico, começando da ramificação mais simples e escrevendo os números que se referem aos carbonos do anel de onde a ramificação está saindo.
Qual é o anel aromático?
O anel aromático é uma cadeia fechada com seis átomos de carbono, formada por ligações simples e duplas, que se alternam, formando uma ressonância. O Benzeno é um líquido incolor, inflamável e altamente tóxico, por isso, não deve ser inalado. Pode causar várias doenças, por exemplo: a leucemia.
Por que o benzeno é tóxico?
O benzeno é altamente tóxico, carcinogênico e mutagênico, sendo absorvido por meio do contato com mucosas, pele, inalação e ingestão. Atua diretamente no Sistema Nervoso Central (SNC), causando efeitos como dores de cabeça, vômitos, tonteiras, entre outros. Adicionalmente, sua exposição contínua causa anemia, leucemia e acidose metabólica.
Como foi descoberta a estrutura do benzeno?
Sua fórmula estrutural foi descoberta pelo químico alemão Friedrich August Kekulé Von Stradonitz. É bastante difundido que, para desenvolver a estrutura do benzeno, Kekulé obteve ajuda de um sonho no qual ele viu uma cobra mordendo a própria cauda.