Como funciona a terapia cognitiva comportamental?
Como funciona a terapia cognitiva comportamental?
A terapia cognitiva comportamental também trabalha com crenças nucleares, formadas a partir da história de vida de cada um. As experiências de vida que nós temos após a formação de uma crença ajudam a consolidá-la ou a contrariá-la. As crenças podem ser tanto positivas quanto negativas.
Qual a abordagem cognitivo-comportamental?
A abordagem cognitivo-comportamental acredita que as crenças e pensamentos disfuncionais são a base das dificuldades e transtornos do paciente. Logo, as intervenções que o psicólogo utiliza permitem superar esses problemas por meio da reestruturação da cognição e do comportamento.
Qual a origem da terapia cognitivo comportamental?
Em resumo, a terapia cognitivo comportamental surgiu nos Estados Unidos, na década de 1960. Como já mencionamos, a origem veio da união entre os métodos da terapia comportamental e o modelo cognitivo. O principal teórico foi Aaron Beck, um terapeuta da Universidade da Pensilvânia.
Quais são as técnicas utilizadas pelo terapeuta cognitivo-comportamental?
Quais são as técnicas mais utilizadas pelo terapeuta cognitivo-comportamental? Depois de fazer a identificação dos problemas e compreender o que está por trás deles, o terapeuta cognitivo-comportamental faz uso das técnicas de intervenção. Para isso, ele considera tanto as particularidades das demandas quanto o grau de sofrimento do paciente.