Por que Gil e Caetano protestaram contra a ditadura militar?

Por que Gil e Caetano protestaram contra a ditadura militar?

Naquele mês, um jornalista noticiou que, durante a Ditadura Militar, Gil e Caetano teriam desrespeitado o hino nacional, protestando publicamente contra o regime que havia sido instaurado no Brasil. Não demorou muito para que a polícia tomasse providências.

Por que Caetano e Gil foram presos na ditadura?

Caetano e Gil foram encarcerados por “tentativa da quebra do direito e da ordem institucional”, usando de mensagens “objetivas e subjetivas à população” como uma forma de criticar e se rebelar contra o governo da época. Sendo assim, os dois foram presos por supostamente ofender a bandeira e hino nacional brasileiros na ditadura.

Como foi apreendido Caetano Veloso?

Em 1968, o disco com a canção Che, de Caetano Veloso, foi apreendido pela Polícia Federal por fazer propaganda subversiva socialista, homenageando o guerrilheiro da Revolução Cubana. Na época, Caetano era integrante do “Grupo Baiano” e de outras organizações constituídas “de cantores e compositores de orientação filocomunista”.

Qual a acusação de que Caetano teria cantado um hino nacional?

A acusação (nascida a partir de uma denúncia do jornalista Randal Juliano) de que Caetano, ao lado de Gil, teria cantado uma paródia do hino nacional gerou um diálogo que, não fosse a carga trágica do episódio, pareceria um esquete de humor nonsense do grupo inglês Monty Python.

author

Back to Top