Por que o fitoplancton e tao importante para a biosfera?

Por que o fitoplâncton é tão importante para a biosfera?

Na verdade, o fitoplâncton marinho é o verdadeiro pulmão do mundo, pois libera para a atmosfera grande quantidade de oxigênio. O fitoplâncton produz mais de 50% de todo o oxigênio da Terra e absorve até 30% do dióxido de carbono emitido pelo homem. Essa função do fitoplâncton é de extrema importância para a biosfera e fundamental para

Quais são os componentes do fitoplâncton?

As cianobactérias e algas, como as diatomáceas, são componentes do fitoplâncton, pois são organismos microscópicos que fazem fotossíntese. O fitoplâncton apresenta uma limitada capacidade de locomover-se e é capaz de flutuar nas correntes de água graças a algumas estruturas que possuem, como flagelos, mucilagem e aerótopos.

Qual a importância do fitoplâncton para a vida animal?

As bactérias que decompõem o fitoplâncton esgotam o oxigênio da água, sufocando a vida animal; o resultado é uma zona morta. Outra importância do fitoplâncton, eles geram cerca de metade do oxigênio da atmosfera, tanto por ano quanto todas as plantas terrestres.

Qual a importância do fitoplâncton para o meio ambiente?

O fitoplâncton apresenta grande importância para o meio ambiente. Por serem fotossintetizantes, eles garantem, por exemplo, a oxigenação da água. Além disso, constituem a base da cadeia alimentar aquática, uma vez que são produtores. O fitoplâncton afeta ainda a quantidade de luz que penetra na coluna d’água.

author

Back to Top