Por que o Fluconazol e usado no tratamento da Candida?
Por que o Fluconazol é usado no tratamento da Candida?
Pitiríase versicolor (pano branco). Em geral, o fluconazol é o antimicótico de escolha no tratamento das infecções por Candida albicans ou Cryptococcus. Em relação às outras espécies de Candida, como a C. glabrata e a C. krusei, sua ação é menos efetiva, não devendo ser a primeira escolha para o tratamento desses fungos.
Quando deve ser administrado fluconazol?
Para balanite por Cândida, fluconazol deve ser administrado como dose única oral de 150 mg. utilizadas as doses normais. Para pacientes com insuficiência renal ( clearance de creatinina < 50 mL/min) a dose deve ser ajustada conforme descrito abaixo.
Por que o fluconazol pode causar dor de cabeça?
Dor de cabeça é outro sintoma que pode surgir com o seu uso. Reações de pele também podem ocorrer e são mais comuns em pacientes portadores do HIV. Raramente, o Fluconazol pode causar toxicidade do fígado, provocando elevação das enzimas hepáticas (leia: O QUE SIGNIFICAM TGO e TGP?
Como Usar fluconazol durante a gravidez?
O uso durante a gravidez deve ser evitado, exceto em pacientes com infecções fúngicas graves ou potencialmente fatais, nas quais o fluconazol pode ser usado se o benefício superar o possível risco para o feto.