Por que o Mandato Britanico da Palestina?
Por que o Mandato Britânico da Palestina?
Poucos anos depois, em 1922, a Liga das Nações aprovou o Mandato Britânico da Palestina. O mandato previa que a mandatária se responsabilizaria por colocar em prática a Declaração Balfour, isto é, favorecer o estabelecimento, na Palestina, de um lar nacional para povo judeu.
Por que a Palestina foi demarcada?
Depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e do colapso do império, o território conhecido como Palestina foi demarcado e entregue ao controle do Reino Unido pelas nações vencedoras da guerra. Essa medida também recebeu aval da Liga das Nações, que depois daria origem à Organização das Nações Unidas (ONU).
Qual o gatilho para o conflito israelense e palestino?
O conflito entre israelenses e palestinos já existe há muito tempo, mas o gatilho para a nova escalada de violência teve origem nas ameaças de despejo de famílias palestinas de Sheikh Jarrah, um bairro fora dos muros da Cidade Velha de Jerusalém. Afeganistão: Retirada dos EUA foi pior decisão de Biden?
Por que a Palestina deveria ser dividida entre Israel e Palestina?
Pelo plano da ONU, a área conhecida como Palestina, que estava sob domínio britânico na época, deveria ser dividida entre o que viria a ser o Estado de Israel e a Palestina. A grande maioria desses assentamentos é considerada pela ONU uma violação das leis internacionais.