Qual e a visita domiciliar?
Qual é a visita domiciliar?
Tanto aos olhos da sociedade, como para alguns profissionais da área, que a imagina com um caráter fiscalizatório. De forma resumida, a visita domiciliar é o ato de ir ao local de moradia do usuário com o objetivo de apreender aspectos do cotidiano que facilmente podem escapar dos procedimentos realizados em âmbito institucional.
Quais são os instrumentais da visita domiciliar?
Utilizando-se da visita domiciliar, que incorporam outros instrumentais técnico-metodológicos como a observação e a entrevista, compete ao assistente Social investigar através da leitura da realidade do usuário e de seus familiares, empregando os instrumentais necessários. Palavras chave: Visita Domiciliar. Ética. Instrumentais. Práxis.
Qual é o papel do assistente social?
Inclusive, é indispensável ter o consentimento desses atores e efetivar, sempre que possível, o agendamento prévio da visita. É vital que o assistente social tenha a noção de que para compreender as experiências sociais vividas, não é preciso criar situações onde os usuários sejam pegos de forma desprevenidas.
Como planejar a visita domiciliar?
1. Planejando a visita domiciliar. Para que a visita seja efetiva é necessário que se faça um bom planejamento pois o para quê vai determinar o como fazer. Isso, claro, respeitando os paradigmas ético-políticos emancipatórios, bem como as singularidades de cada núcleo familiar. Em primeira instância, deve-se avaliar a necessidade da visita